A casa de Januário (Fazenda Araripe)


Indo a Exu, cidade localizada a 630 km do Recife, um dos lugares que merecem sua visita é a fazenda Araripe. Esta fazenda fica localizada a 12 km do centro da cidade e abriga vários prédios históricos. 

Entre eles o mais famoso é a casa de José Januário dos Santos, ou só Januário pai de Luiz Gonzaga. Nesta casa o Rei do Baião nasceu e dali partiu para conquistar o Brasil com sua musicalidade.

Outros prédios importantes também nesta fazenda são entre eles a casa do Barão do Araripe  ou Antero Vieira da Cunha, primeiro e único barão do Araripe.

O Barão também construiu a Igreja de São João Batista, onde os restos mortais dele estão enterrados. A Igreja, inclusive, inspirou Luiz Gonzaga na canção "São João do Carneirinho".


Outro prédio construído também na fazenda Araripe, agora pelo Rei do Baião, é a casa nova de Januário. 


Esta casa foi um presente dado ao seu pai em substituição a sua antiga casa feita de taipa, agora pintada e com a frente reformada para receber os turistas do centenário.


Na casa nova de Januário, hoje funciona um restaurante que recebe os inúmeros turistas que vão ao local para prestigiar o nosso artista.
No aniversário do setenário de Gonzagão, foram várias as festas e tocadores que vieram para cá, prestigiar o nosso rei do baião.


Comentários

  1. É uma honra para nós, pernambucanos, ter em nossa terra um Rei, um grande artista, que disseminou nossa cultura simples, original e rica pelo Brasil. Honra, também, é ter um ser humano muito bem iluminado e que se importa em registrar e divulgar nossos valores, nossos 'altares', nossos locais e nossos sabores! Parabéns pela matéria e pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato pelas palavras e o incentivo, são depoimentos como esse que estimulam a nossa equipe a fazer um trabalho de qualidade e com amor. Forte abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escondidinho de carne de charque com inhame

Espaço Ciência

Bogart Café