Cinema São Luiz



Não sou muito velho, pelo menos eu não me acho velho, mas lembro de um tempo em que o Recife tinha três grandes cinemas, o Veneza, o Moderno e o maior de todos o São Luiz. Pertencentes ao grupo Severiano Ribeiro, o único que teve a sorte de não virar loja ou um prédio abandonado foi o Cine São Luiz, mas por bem pouco ele não teria um triste fim.

Localizado na Rua da Aurora 175, o São Luiz fica a margem do Capibaribe, impondo toda a sua elegância aos pernambucanos. Inaugurado no dia 6 de setembro de 1952 funcionou por 55 anos até o ano de 2007 quando fechou suas portas e por pouco não vira um centro cultural, fato que para nossa felicidade não veio a ocorrer pois a instituição que faria o centro perdeu o interesse.

Com essa desistência em 2008 o Governo do Estado viu a possibilidade de presentear os pernambucanos comprando o prédio do Grupo Severiano Ribeiro e o tombando Monumento Histórico do Estado de Pernambuco. Hoje o Cinema São Luiz é o de mais rica concepção artística e arquitetônica do Recife e um dos últimos cinemas de rua do país.
Entrar neste cinema, para mim é retornar muitos anos no passado, onde eu lembro que saia da escola e ia direto assistir os filmes do momento. Era comum assistir duas ou três sessões do mesmo filme e se chegasse atrasado não tinha problema, era só entrar e esperar para assistir a outra sessão dentro da sala.

O São Luiz tem 992 lugares, e um primeiro andar que era muito comum ter estudantes que ficavam jogando coisas lá de cima. No Filme Cobra de Silvester Stallone, por exemplo, arrancaram até as cadeiras. Ainda bem que os estudantes de hoje não são tão loucos.

Nesta visita que fiz tive a oportunidade de conhecer o Sr. João Bosco que trabalha neste cinema a exatos 30 anos e é o responsável pela projeção dos filmes e trabalha com o equipamento de projeção que tem a idade do cinema, o equipamento é uma obra prima.

Deixo o convite a todos para que façam uma visita ao cinema, vá assistir um filme e conheça esta beleza de prédio, com uma decoração riquíssima e nostálgica. Não esqueça de deixar um comentário dizendo que filme você já assistiu ou que história você guarda deste cinema.


Funcionamento: terça a domingo, nos horários das sessões dos filmes
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)
Endereço:  Rua da Aurora, 175, Boa Vista
Telefone:  (81) 3184-3157

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espaço Ciência

Bogart Café

Caldinho da Codorna do Amigo Rogério