Museu Luiz Gonzaga


Dando continuidade as experiências que tive na minha viagem a Exu, Sertão de Pernambuco, não posso deixar de comentar sobre o museu de Luiz Gonzaga. O Museu do Gonzagão fica localizado no Parque Asa Branca, na Rod. Asa Branca Km 37.


Um espaço enorme que o próprio Luiz Gonzaga criou para deixar o seu legado preservado, em benefício das gerações futuras. Nele é possível encontrar sua antiga residência, onde ele viveu com Dona Helena, e o Mausoléu onde encontram-se hoje os seus restos mortais e que recebe muitos visitantes para prestar uma homenagem.


Porém o local que tem o maior numero de visitantes é sem duvidas o seu museu, onde estão seus inúmeros troféus, discos, capas de revistas, gibões, chapéus e as suas preciosas sanfonas. Infelizmente nada disso pode ser fotografado e por esse motivo vou ficar devendo essas imagens.

No seu centenário, estiveram presentes, o Ministro da Integração, o Prefeito de Exu, personalidades políticas e o Governador Eduardo Campos, que assinou um decreto que pede a desapropriação da área, a fim de tornar o local um bem de utilidade pública, “Decidimos tomar para o Estado a responsabilidade de cuidar desse bem imensurável da nossa cultura popular. Assim, poderemos investir mais na divulgação e na memória desse patrimônio que já era, de fato, do povo pernambucano”



Ainda nas comemorações do centenário do Rei do Baião, um dos pontos altos foi o encerramento das festividades com a presença de vários sanfoneiros que passaram o dia tocando embaixo de dois pés de juazeiros. Centenas de pessoas estiveram no local para prestigiar as homenagens.


A entrada para o museu custa R$ 4,00 por pessoa e ainda é possível comprar vários artigos de lembrança na em uma lojinha ao lado do museu.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espaço Ciência

Bogart Café

Caldinho da Codorna do Amigo Rogério