Museu Luiz Gonzaga
Dando continuidade as experiências que tive na minha viagem a Exu, Sertão de Pernambuco, não posso deixar de comentar sobre o museu de Luiz Gonzaga. O Museu do Gonzagão fica localizado no Parque Asa Branca, na Rod. Asa Branca Km 37.
Um espaço enorme que o próprio
Luiz Gonzaga criou para deixar o seu legado preservado, em benefício das
gerações futuras. Nele é possível encontrar sua antiga residência, onde ele
viveu com Dona Helena, e o Mausoléu onde encontram-se hoje os seus
restos mortais e que recebe muitos visitantes para prestar uma homenagem.
Porém o local que tem o maior numero de visitantes é sem duvidas o seu museu, onde estão seus inúmeros troféus, discos, capas de revistas, gibões, chapéus e as suas preciosas sanfonas. Infelizmente nada disso pode ser fotografado e por esse motivo vou ficar devendo essas imagens.
No seu centenário, estiveram presentes, o Ministro da Integração, o Prefeito de Exu, personalidades políticas e o Governador Eduardo Campos, que assinou um decreto que pede a desapropriação da área, a fim de tornar o local um bem de utilidade pública, “Decidimos tomar para o Estado a responsabilidade de cuidar desse bem imensurável da nossa cultura popular. Assim, poderemos investir mais na divulgação e na memória desse patrimônio que já era, de fato, do povo pernambucano”
Ainda nas comemorações do centenário do Rei do Baião, um dos pontos altos foi o encerramento das festividades com a presença de vários sanfoneiros que passaram o dia tocando embaixo de dois pés de juazeiros. Centenas de pessoas estiveram no local para prestigiar as homenagens.
A entrada para o museu custa R$ 4,00 por pessoa e ainda é possível comprar vários artigos de lembrança na em uma lojinha ao lado do museu.
Comentários
Postar um comentário