O Galo da Madrugada



Eleito o maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada é considerado um patrimônio do povo pernambucano e de todos os brasileiros. Como muitas histórias de sucesso, este bloco teve um inicio despretensioso..

Inconformados com o desaparecimento dos blocos de rua e a manifestação popular em declínio, por conta da privatização dos carnavais de clubes, a família Freire e amigos orquestrados pelo folião Enéas Freire realizou as primeiras reuniões do bloco Galo da Madrugada com alguns poucos amigos.

Então em 1975 no dia 4 de fevereiro no bairro de São José, um grupo de 75 amigos fantasiados de alma penada saem nas ruas com sacos de confetes e serpentina levando muita alegria aos foliões.


Dai então este bloco nunca mais foi o mesmo, com um crescimento ano a ano, em 1994 o Galo da Madrugada entra no Guiness Book como o maior bloco carnavalesco do planeta, arrastando mais de um milhão e meio de foliões.

Deste bloco tenho muitas recordações, desde o tempo em que ainda era menino e ia com a minha mãe fazer parte da multidão de foliões, até o meu primeiro ano como diretor graças ao convite do meu primo e hoje eu não posso considerar um carnaval oficialmente aberto se não participar do desfile deste bloco.

Para os apaixonados como eu que gostariam de aprender o hino do Galo da Madrugada, segue aqui, a letra do Prof. José Mário Chaves imortalizada na bela voz de Alceu Valença.

Hino Oficial do Galo da Madrugada
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada (BIS)
A manhã já vem surgindo, 
O sol clareia a cidade com seus raios de cristal
E o Galo da madrugada, já está na rua, saldando o Carnaval
Ei pessoal...
As donzelas estão dormindo
As cores recebendo o orvalho matinal
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saldando o Carnaval
Ei pessoal...
O Galo também é de briga, as esporas afiadas
E a crista é coral
E o Galo da Madrugada, já está na rua
Saldando o Carnaval
Ei pessoal...
Prof. José Mário Chaves

Palácio Enéas Freire (Sede do Galo):
R. da Concórdia, 984
São José - 50020-050
Recife-PE.
Telefones:(81) 3224-2899

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escondidinho de carne de charque com inhame

Espaço Ciência