Caldinho da Codorna do Amigo Rogério


Por Antonio Junior



Na gastronomia sempre existem boas combinações de comida com o tipo certo de bebida, como é o caso da carne vermelha com o vinho tinto, do peixe com o vinho branco, pizza com coca cola, pipoca com guaraná. Em Pernambuco o casamento foi do Caldinho de Feijão com a Cachaça ou, como é mais conhecido, o famoso Ele e Ela.

O Caldinho, esse prato tão característico, é na verdade uma sopa colocada no copo e que sofreu algumas adaptações para se tornar um tira-gosto. Facilmente encontrado em vários pontos do Grande Recife, como em todas as praias, áreas de periferia, bairros nobres e na maioria dos nossos restaurantes, o caldinho é uma pedida certa.

Há mais de vinte anos trabalhando apenas com esse petisco, temos o Caldinho da Codorna do Amigo Rogério. O caldo é feito do feijão tipo Mulatinho, bastante temperado e com forte toque de cuminho, acrescenta-se os ingredientes: milho, azeitona, carne de charque bem torrada, ovo de codorna cozido e camarão seco.

Para quem não aprova qualquer um desses ingredientes, o caldo pode ser personalizado e feito da forma que o cliente gosta. No meu caso, apenas charque, camarão e o ovo de codorna.

Como todo barzinho que trabalha apenas com caldinho, o Caldinho da Codorna também tem a característica de não ter cadeiras pra sentar, ou seja, para apreciar esse tira-gosto você vai ter que comer e beber em pé. Não é muito confortável, mas o ambiente descontraído, bastante movimentado e todo mundo em pé não te deixa com tanta vontade de ficar sentado. E pelo número de clientes que esse bar tem e há tanto tempo, mostra que o público adora.

Pra quem tem vontade de começar a conhecer esses Caldinhos, é possível encontrar um na Praça do Carmo em Olinda e outro no Bairro do Espinheiro. O caldo pequeno, ou caldinho, custa R$ 2,00 e o caldo grande, ou caldão, custa R$ 3,00. Para acompanhar tem a caninha e a cerveja estupidamente gelada, que é a amante perfeita para alegrar a vida de quem aprecia o caldinho.

Horário:
Segunda a sexta, das 17h até o último cliente;
Sábado, das 16h até o último cliente;
Não aceita cheque nem cartão de crédito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espaço Ciência

Bogart Café