Rapel na Lagoa Azul



Para mudar um pouco o cenário e trazer um pouco mais de emoção para os nossos leitores, a nossa equipe foi em busca de aventura e muita adrenalina.

Através de um convite que recebemos, fomos fazer trilha e rapel na Lagoa Azul, um lugar belíssimo que fica localizado em Jaboatão dos Guararapes e que surgiu por acidente.

Diz a história que no local existia uma pedreira e que em uma de suas explosões eles acharam por acidente um lençol d’água e que rapidamente foi inundando a pedreira.

Tudo aconteceu de repente e muitos equipamentos não puderam nem ser retirados do local, como foi o caso de um trator que ainda se encontra no fundo da lagoa.

O local já foi considerado por muitos um lugar proibido, por ser um cemitério de carros roubados e desova de corpos, coisas do passado.

Hoje em dia o lugar é freqüentado por equipes de treinamento dos Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Federal, GOE e muitos outros grupos que vão fazer simulações no local.

A Lagoa já teve também os seus dias de glória, com uma estrutura muito bem montada de restaurante, banheiros e apoio para os freqüentadores, entretanto hoje em dia esta estrutura está abandonada. Pelo menos o banheiro ainda funciona muito bem dando um ótimo suporte aos visitantes.

Mas vamos falar mais da aventura, o passeio teve início na praça da Derby  e foi coordenado pela equipe do Vertice Aventura, dos empresários Miguel e Sônia Lêmos. Depois da saída da praça as 7:30 da manhã com uma tolerância de 10 minutos para os atrasados, fomos em busca de emoção.

Pegamos a BR 101 e seguimos pela estrada de Jaboatão Velho com uma paradinha num posto de gasolina para abastecimento e compra de mantimentos.

Chegando no nosso destino nos deparamos com muitos hectares de mata, paredões rochosos,  canyons, desfiladeiros e muito sol na cabeça.  

Começamos a aventura com uma trilha, pelo terreno acidentado do parque.

Atravessamos pequenos riachos, nos enfiamos dentro do mato, subimos alguns paredões de pedra e andamos alguns kilometros. 

Por muitas vezes tivemos que parar pra esperar os atrasados e recuperar o fôlego, pois pra quem não está acostumado, como é o meu caso, fica um pouco puxado mais nada que não dê pra aguentar.


A equipe do Vertice Aventura conhece muito bem o local, e conduziu os aventureiros por todo o percurso sem nenhum problema e oferecendo muita segurança aos novatos.

Após terminar a caminhada chegamos finalmente ao ponto alto do passeio. Com uma altura aproximada de 50 metros e que pra quem está lá em cima parece ter o dobro. Foram seis  os aventureiros que iniciaram a preparação para a descida de rapel.


Sempre priorizando a segurança, a equipe Vertice, vai instruindo e preparando cada uma das pessoas com os equipamentos e como deve se comportar na descida. 

É bom lembrar que os acidentes neste esporte acontecem normalmente pelo excesso de confiança, pois é quando as pessoas tendem a negligenciar as normas de segurança e o equipamento.

A descida ocorre em trios, sendo um instrutor e dois iniciantes. O momento mais tenso é a descida da base, pois não se sabe se deve olhar pra baixo ou pro equipamento. Quando não se está acostumado, a mão tenciona muito a corda e o mosquetão, isso deixa você muito cansado, mas não é nada que não dê pra aguentar.


Ao chegar ao final da descida, para muitos, pular na lagoa é considerado a melhor parte do passeio e eu devo concordar que faço parte desse grupo, pois depois de tanto esforço, entrar naquela água deliciosa é simplesmente uma maravilha.

Para os corajosos, ainda é possível descer uma segunda vez, entretanto muitos preferem ficar tomando banho na beira da lagoa e apreciar a paisagem. 

Segue aqui algumas dicas para quem desejar entrar nesta aventura:

O que levar 

- Garrafa com água, comidas leves, protetor solar, chapéu, roupas de banho, toalha, tênis confortável ou bota de caminhada e sandália.

Conselho:

 - Quem não tem experiência deve prestar muita atenção aos instrutores. Os esportes radicais são absolutamente seguros, desde que tudo seja feito com responsabilidade.


Contato
Vertice Esporte de Aventura
(81) 8518-2131
(81) 9702-8784
atendimento@verticeaventura.com
verticeesportesdeaventura@gmail.com
https://www.facebook.com/verticeaventura



Comentários

  1. Obrigado pela confiança e carinho, foi um dia maravilhoso, esperamos vcs para outras aventuras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos o convite, e esperamos participar de outras aventuras e deixar tudo registrado. um grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escondidinho de carne de charque com inhame

Espaço Ciência

Bogart Café