Centro Cultural dos Correios

Por Antonio Junior

Esta semana, em uma das minhas andanças pelo Recife Antigo, tive uma feliz descoberta. Por um acaso vinha andando pela Av. Marques de Olinda e algo me chamou a atenção, foi um dos muitos prédios antigos daquela região, que estava reformado e com a placa do Centro Cultural dos Correios – CCC. 


Já passei por ali muitas vezes, mas naquele dia tomei a coragem de perguntar o que havia naquele prédio, fui bem atendido e descobri que:
O prédio é uma construção do início do século passado e foi adquirido pelo então Departamento de Correios e Telégrafos – DCT em 1921 para ser a sede dos Correios em Pernambuco.


Integralmente restaurada, a edificação conta com cinco pavimentos e dispõe de seis salas de exposição, auditório, restaurante (bistrô), sala com peças históricas e uma agência postal.


O edifício é de composição eclética e linguagem arquitetônica influenciada pelo classicismo francês. A obra de restauro representou um investimento de mais de R$ 5 milhões e permitiu a recomposição original do projeto do prédio, com a abertura da clarabóia, da escada e do elevador panorâmico.


Subi pelas escadas, apesar de ter elevador no prédio, pois já ia ver uma exposição de peças antigas, que foram de uso dos correios, que incluíam: Relógios de parede, maquinas datilográficas, válvulas, telégrafos, calculadoras, livros, pesos,uma infinidade de objetos que são verdadeiras relíquias.



Do lado de fora da sala, ainda foi possível apreciar algumas obras de artesanato muito bonitas.


Continuei a andar pelo prédio e fui pelas escadas até o quarto andar, onde tive outra grata surpresa. Encontrei lá uma exposição de um jovem rapaz, deficiente auditivo, que é fotografo, que faz parte do projeto fotolibras.org,

um projeto de fotografia participativa com surdos que objetiva utilizar a fotografia como meio de expressão e comunicação, aumentando a visibilidade e a inclusão da comunidade surda na sociedade. Achei muito interessante sua obra, que esta muito voltada para as mãos, família e natureza.

O lugar é muito apropriado, e nos deixa muito a vontade para admirar toda a exposição e caso seja necessário, tem uma pessoa que pode nos guiar pela galeria.

O funcionamento do Centro é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h.
Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife
50031-970 - Recife – PE
Telefone: 081 3224 5739 / 3424 1935
Fax: 081 3224 5739
e-mail: 
centroculturacorreiosrecife@correios.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escondidinho de carne de charque com inhame

Espaço Ciência

Bogart Café