Espaço Ciência


Por Antonio Junior


Localizado no desprezado Parque Memorial Arco Verde, temos o Espaço Ciência, um dos lugares mais incríveis que temos em Pernambuco. 

Com uma área de aproximadamente 12 hectares, é o maior museu ao ar livre da América Latina, recebendo uma média anual de 150 mil visitantes, principalmente estudantes, ele impressiona pela diversidade de curiosidades cientificas que lá existem.


Ao entrar na imensa área do museu, podemos começar a visita com o busto do Pai da Aviação, Santos Dumont, e logo em seguida uma peça original da Força Aérea Brasileira (FAB), hoje totalmente estilizada, um Avião Tucano e próximo a ele uma réplica de um foguete brasileiro.



Continuando a caminhada, que é bastante longa, encontramos animais da fauna brasileira pendurados em árvores, onças, jibóia e uma ave de rapina em posição de vôo.




Em seguida, para continuarmos a descoberta, podemos passar por um mapa do Estado de Pernambuco gigantesco e em alto relevo, destacando algumas cidades importantes deste Estado, aí, mas na frente temos um Globo terrestre em constante movimento, muito legal.


Com o titulo Todos Iguais, chegamos a uma exposição, ou será que é uma crítica, muito interessantes de rostos de pessoas de várias etnias, mostrando que apesar de tantas pequenas diferenças, somos Todos Iguais.


Um dos pontos altos do passeio é à ala pré-histórica. Começando por uma réplica de caverna com pinturas e utensílios pré-históricos e duas cenas do cotidiano de homens da caverna nos seus “afazeres domésticos”.



Saindo desta caverna, recuamos mais ainda no tempo e espaço, agora chegamos às esculturas do homem de Neandertal indo até pouco conhecido Australopithecus.


Em seguida, um pequeno frio na espinha, pois estamos na frente do “terrível” Tiranossauro Rex, e não tão grande mas tão terrível quanto, temos os Velociraptos.


Ainda como parte destas esculturas, temos um esqueleto de um animal aquático e um Ultrassauro, que podia chegar ao incrível tamanho de 38m.



Tem também uma réplica de um Vulcão em estado de erupção, uma Hidroelétrica, um painel solar, um cata-vento e todos gerando energia de verdade e alimentando a réplica de uma casa.

Voltando para a contemporaneidade de nosso tempo, vamos para o fantástico mundo dos jogos, da Matemática, Química, Física,  Engenharias, astronomia e muitas outras descobertas.


E como se nada disso fosse suficiente, ainda é possível fazer neste passeio uma pequena trilha, ver um pequeno braço de rio, muitas árvores de mangue e até um deque construído para facilitar a visão de toda essa maravilha.
Para fazer esta visita de descoberta, reserve bem o seu dia, para conhecer todo esse mundo, você precisará de no mínimo duas horas de passeio. Leve sua garrafinha de água, vá com um tênis bem confortável e divirta-se.

Estas informações são do próprio Museu:
As visitas ao parque do Espaço Ciência duram em média 2h,os visitantes podem optar pelo Pavilhão de exposições (30min); Trilha ecológica (30-40 min); Área água (15 min); Área percepções (20min); Área movimento (30min); Área espaço (15min); Área terra (30min).
O museu tem mais de 40 monitores à disposição, no caso de grupos é bom agendar uma visita para desfrutar deste guia.
Horário: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábado e domingo, das 13h30 às 17h.

Telefone (81) 3183-5531

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escondidinho de carne de charque com inhame

O Galo da Madrugada