Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Por Antonio Junior

Criada por um dos mais expressivos artistas plástico, pintor e também ceramista do Brasil, Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand ou apenas Francisco Brennand, a Oficina Cerâmica Francisco Brennand é ao mesmo tempo oficina e museu.

Francisco Brennand, nasceu no Estado de Pernambuco, na Cidade do Recife em 1927. Após completar os estudos colegiais, Brennand teve o incentivo da família para cursar a Faculdade de Direito e suceder o pai na direção dos negócios da família. Desistiu, no entanto, e dedicou-se à carreira artística.

A oficina surge em 1971, nas ruínas semi-abandonadas da Cerâmica São João da Várzea, empresa fundada pelo pai de Francisco Brennand em 1917 e desativada em 1945. Na empresa do seu pai, eram produzidas telhas e tijolos, depois de desativada, Francisco Brennand resolveu aproveitar os enormes galpões para instalar seu ateliê/oficina.


As terras se encontravam no Engenho Santos Cosme e Damião, no bairro histórico da Várzea, e cercada por remanescentes da Mata Atlântica e pelas águas do Rio Capibaribe, distando 16 km do centro da cidade do Recife.



Cercados por jardins encontram-se exposições permanentes representadas por murais, esculturas e painéis, cerca de 2.000 peças de grande e médio porte.


Francisco Brennand, nasceu no Estado de Pernambuco, na Cidade do Recife em 1927. Após completar os estudos colegiais, Brennand teve o incentivo da família para cursar a Faculdade de Direito e suceder o pai na direção dos negócios da família. Desistiu, no entanto, e dedicou-se à carreira artística.

Um lugar único no mundo, a oficina constitui-se num conjunto arquitetônico monumental original, onde a obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo dionisíaco, subterrâneo, sexual e religioso. A forma como são modeladas as esculturas é excelente, a queima é realizada em forno de alta temperatura (1.400 Cº), combustão a óleo.


Em dezembro de 2003, Brennand inaugurou o espaço “Accademia”. Trata-se de um pavilhão construído, especialmente, para expor desenhos, pinturas e peças cerâmicas de pequeno porte.


Na Academia estão expostos mais de 200 trabalhos feitos ao longo de quase 60 anos e é onde o artista se revela um grande colorista, um cultivador do erotismo requintado e um desenhista e pintor de primeira.

Conhecer a Oficina Brennand é um passeio muito agradável, envolve uma vista de um pedaço da mata atlântica, com pontos que não é possível nem ver a luz do sol. No final da tarde ou no inicio da manhã, por suas estradas é fácil encontrar pessoas fazendo caminhada ou corrida, o clima úmido e sempre ameno é um atrativo para esses desportistas.

A parte histórica também faz parte deste passeio, conhecer as terras que foram fortemente colonizadas por portugueses, para a exploração da cana de açúcar, e também as edificações que fizeram parte dos engenhos de cana, é uma verdadeira aula de história do Brasil, necessária a todo aluno em atividade escolar.

As obras de arte, expostas ao entorno da oficina e a céu aberto, nos da a ideia da qualidade do material com que as obras são feitas, e a certeza de que aquelas esculturas estão ali para existirem por séculos.


Como a visita com guias deve ser previamente marcada e mesmo assim apenas para grupos, os visitantes que forem sem uma programação podem ficar um pouco perdidos com relação ao significado de algumas obras do artista, mas isso não tira o brilho do passeio.
O lugar também oferece uma cantina, espaço agradável, para tomar um bom café e conversar sobre o passeio, deixando o visitante bastante satisfeito, com um gosto de quero mais e a certeza de que não é possível vir a Recife e deixar de desfrutar essa experiência. 



Endereço
Propriedade Santo Cosme e Damião, s/n, Várzea, Recife.
Telefone: (81) 3271-2466

Horário de Funcionamento

De segunda à quinta-feira, das 8h às 17h. Na sexta-feira, das 8h às 16h.
Fecha sábado, domingo e feriado.

Ingressos

R$ 10, inteira.
R$ 5, meia (estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos).

Siga também nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/locaisesabores


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escondidinho de carne de charque com inhame

Espaço Ciência

Bogart Café